VCI 2050

2014

A VCI é uma das principais artérias de trânsito automóvel da cidade do Porto, uma via que ao mesmo tipo que liga diversos pontos da cidade, devido à sua tipologia acaba por criar grandes rupturas nas estruturas média e micro.

 

A proposta visa alterar a tipologia da via, de forma a que o solo possa ser devolvido a actividades urbanas, com espaços públicos que complementam a estrutura existente, cosendo tecidos e relações que foram interrompidas com a construção e fecho do anel da via rápida em 1989.

 

O trânsito automóvel passa a estar dividido em estruturas distintas, destinadas a cada tipologia de movimento e conexão necessárias. Segrega-se o trânsito rápido e o movimento circular, através de uma via elevada, das comunicações entre as vias radiais principais da cidade, criando uma estrutura de articulação entre tipologias que funcionam em sistema e em complementariedade.

 

São definidas ainda novas áreas de consolidação urbana, que visam definir o novo canal, colmatando vazios urbanos e cujo crescimento seria potenciado pela criação de equipamentos e canais de transporte público ao longo do novo eixo.

Tiplogia:

Urbanismo

 

Localização:

Porto

 

Cliente:

Académico