Museu do Automóvel e do Rally de Portugal

2018

A proposta para o Museu do Automóvel e Rally de Portugal procura construir uma máquina expositiva virada para o espaço público e para a comunidade, que viva em plena relação com a Praça das Comunidades, espaço central da cidade de Fafe.

 

O corpo principal, de geometria rigorosa e materialidade pétrea, levita sobre uma praça coberta, fundindo-a com o seu átrio, numa estreita relação entre interior e exterior, oferecendo programas que vão para lá da actividade estrita da exposição, como cafeterias e restaurantes, salas de cowork, ou espaços para eventos e exposições temporárias. Este referido corpo, encerra os espaços de exposição, onde se procurou desenhar uma “promenade” que valoriza os automóveis expostos, relacionando os diferentes pisos através de mezzanines, que procuram sempre referenciar o visitante e enriquecer a experiência espacial.

 

Encimando a composição surge o auditório, que é encerrado por grandes painéis de vidro e alumínio, procurando um jogo de reflexos com a envolvente e olhando as serras de Fafe, palco de etapas icónicas do Rally de Portugal e espaço natural de referência para a região.

Tipologia:

Equipamento público / Museu

 

Localização:

Fafe

 

Cliente:

Concurso de Ideias Espaço de Arquitectura