Gondomar: Centro Linear

2014

Gondomar é um aglomerado urbano difuso que cresceu em paralelo e em relação íntima com a cidade do Porto, centralidade de uma área metropolitana vasta.

 

O crescimento veloz dos anos 80 e 90, transformou núcleos urbanos definidos, em assentamentos híbridos, entre a ruralidade e a urbanidade, de escala diversa e ocupação territorial dispersa.

 

A proposta visa criar uma centralidade linear, que se transforme em espaço urbano de referência do concelho, congregando e conciliando os diversos cenários urbanos presentes neste território de topografia relativamente acidentada,  com recurso a um novo canal, que utiliza vias estruturantes, complementando-as com novos troços.

 

A definição deste canal, procura interligar e congregrar diferentes contextos presentes neste território, ligando-o a um sistema metropolitano mais vasto, trabalhando com e a partir dele, de forma a potenciar o seu próprio desenvolvimento, construindo cidade, de forma a organizar e hierarquizar as estruturas existentes, potenciado por uma linha de transporte público e relação entre equipamentos públicos existentes e novos.

Tipologia:

Urbanismo

 

Localização:

Gondomar

 

Cliente:

Académico